IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE COMO PRÁTICA TERAPÊUTICA NAS CLASSES POPULARES

Autores

  • Mayara Melo Rocha
  • Álvaro Ruan Silva Santos
  • Emilly Silva Magalhães
  • Giselle Nátali Oliveira Santos

Palavras-chave:

Espiritualidade, Religiosidade, Educação Popular em Saúde

Resumo

O campo da subjetividade ainda é pouco explorado na abordagem clínica da saúde. Sabe-se que a espiritualidade e religiosidade na Educação Popular em Saúde se mostra presente e imbricada no processo saúde-doença do indivíduo, principalmente nas classes populares.O diálogo, escuta e autonomia do indivíduo, são pontos fundamentais para as práticas terapêuticas na EPS, juntamente com os grupos religiosos e espirituais, visto que nestes espaços os sujeitos relatam a sensação de pertencimento, o que gera um vínculo afetivo, tornando-se um espaço de debates, desabafos e demandas para saúde e pessoais, indo além dos objetivos das instituições religiosas. Há uma grande importância desses métodos terapêuticos para a área médica, mas ainda há resistência dos profissionais na valorização dessas práticas.O objetivo deste artigo é traçar a relação histórica, de luta/resistência, construção e importância da religiosidade e espiritualidade para as comunidades à margem da sociedade, visto que é pouco abordado na área da saúde e merece um espaço de discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, Betânia Maria Vilas Bôas et al. Formação Universitária e Educação Popular: convergências com a Espiritualidade a partir de vivências estudantis na extensão, 2013.

BARROS, Mauro VG de; SANTOS, Saray G. dos. A atividade física como fator de qualidade de vida e saúde do trabalhador, 2005.

DE SOUZA BATISTA, Patrícia Serpa. A valorização da espiritualidade nas práticas de educação popular em saúde desenvolvidas na atenção básica.Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 4, n. 3, 2010.

GOMES, Luciano Bezerra; MERHY, Emerson Elias. Subjetividade, espiritualidade, gestão e Estado na Educação Popular em Saúde: um debate a partir da obra de Eymard Mourão Vasconcelos. Interface -Comunicação, Saúde, Educação, 2015, v. 18.

LIMA, Carla Moura; STOTZ, Eduardo. Religiosidade popular na perspectiva da Educação Popular e Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas.Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 4, n. 3, 2010.

VASCONCELOS, Eymard Mourão. Espiritualidade na educação popular em saúde. Cad Cedes, v. 29, n. 79, p. 323-34, 2009.

VASCONCELOS, Eymard Mourão. Espiritualidade, educação popular e luta política pela saúde.Revista de APS, v. 11, n. 3, 2008

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Rocha, M. M., Santos, Álvaro R. S., Magalhães, E. S., & Santos, G. N. O. (2024). IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE COMO PRÁTICA TERAPÊUTICA NAS CLASSES POPULARES. Revista Acadêmica GUETO, 6(14). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5187

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.