Arte Capoeira: Um Desafio à Formação de Professores para a Inclusão

Autores

  • Jean Adriano Barros da Silva
  • Isabel Carvalho Viana

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Práticas Culturais

Resumo

O presente trabalho se articula com a temática que envolve o diálogo sobre formação de professores e o desenvolvimento de uma pedagogia inclusiva na educação formal, focando, em particular, os limites e possibilidades da capoeira como estratégia metodológica para inclusão, considerando o estudo da história e cultura afro-brasileira. Para tal, estabelecemos como objeto de estudo as práticas pedagógicas de matriz africana na capoeira, tendo como objetivo geral à proposição de analisar as perspectivas da ação pedagógica no campo da cultura corporal em Educação, bem como, refletir sobre os desafios para implementação de uma nova "visão de mundo" pelo  dialogo com africanidades na escola. Nesse sentido, buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando alternativas a partir da cultura da capoeira, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o "ritual" da roda, como fontes para o desenvolvimento humano e consequentemente das estratégias e métodos que permeiam as instituições formais, priorizando o debate sobre as questões curriculares na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAMPELO, Maria Estela Costa H. Alfabetizar crianças - um ofício, múltiplos saberes, 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

DELORS, Jacques et al. EDUCAÇÃO: um tesouro a descobrir. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo (1997). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra.

GARCIA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto: Porto Editora, 1999.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.

LIBANO, João Batista. A arte de formar-se. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: Educação como exercício de diversidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2005, 476 p. (Coleção Educação para todos; 6).

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3 Ed. Lisboa: Dom Quixote. 1997, p. 9-33.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ________. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

SALVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Unesp, 1996.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, p. 61-88, Mai/Jun/Jul/Ago 2000.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE. Louise. Os professores face ao saber - esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, 1991.

VAZQUEZ, A. S. Filosofia de Práxis. 2 Edição, Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1977.

VIGOTSKI, Liev Semionovich - Psicologia Pedagógica - Trad. Claudia Schiling - Porto Alegre; Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Silva, J. A. B. da, & Viana, I. C. (2024). Arte Capoeira: Um Desafio à Formação de Professores para a Inclusão. Revista Acadêmica GUETO, 4(08). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5101

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.