A Importância da Comemoração do 13 de Maio da Preta Velha Maria Joana do Ilê Axé Idan de Santo Amaro-BA
Palavras-chave:
Memória, Umbanda, CandombléResumo
Este artigo tem como objetivo resgatar, documentar e retratar a Festa de Maria Joana que é realizada a 61 anos no Ilê Axé Idan em Santo Amaro-Ba. Nossas reflexões sobre essa festa se deram a partir da entrevista realizada com a Vovó Maria Joana, analisando suas histórias, trajetórias e seu axé, assim como utilizamos a nossa própria experiência participativa na festividade. Buscamos investigar as tensões presentes em um espaço de culto ao sagrado por uma expressão festiva afro-brasileira e afro-religiosa, a partir de estudo de caso e embassamentos teóricos que levam a refletir sobre a importância de se preservar a memória da Preta Velha Maria Joana.
Downloads
Referências
CHAUÍ, Marilena. O nascimento da lógica. Conte à Filosofia. 9ª ed. São Paulo: Ática, 2000.
LIMA, B. Malungo: deccodificação da umbanda. Rio de Janeuro: Bertrand Brasil, 1997.
___________. GOLDMAN, M. A possessão e a construção ritual da pessoa no candomblé. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, UFRJ, Rio de Janeiro, 1984.
SANTOS, E. C. M. (1998). Preto Velho: as várias faces de um personagem religioso. Dissertação de Mestrado, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.