O Projeto Político Pedagógico das Escolas do Campo: Uma Reflexão Necessária

Autores

  • Elisangela Santos Bom Conselho
  • Iranildes de Jesus Santos
  • Jean dos Santos Gomes

Palavras-chave:

Projeto Político Pedagógico, Educação do Campo, Classes Multisseriadas

Resumo

O referente artigo tem o objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico - PPP de uma escola do município de Amargosa/BA, parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. A partir das discussões que tem suscitado o debate sobre Educação do Campo e as reivindicações da falta de qualidade do ensino ofertado nas classes multisseriais buscou-se evidenciar no PPP as questões que compreendem esse contexto. Assim, temos intuito de problematizar a emergente necessidade da mudança do paradigma urbanocêntrico que predomina nas escolas do campo. Portanto, é necessário um projeto político pedagógico que consiga da conta das especificidades das escolas situadas nesse contexto, uma educação que dê conta das demandas do povo campesino, seus anseios, sua dinâmica de vida e valor de pertença a terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel. Política de formação de Educadores(as) do Campo. In: Caderno Cedes, nº 72, ano 2007, p. 157-176. Campinas, 2007.

BRASIL. [lEI dARCY rIBEIRO (1996)]. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. - 9. Ed. - Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. Disponível em: . Acesso em 22 de novembro de 2014.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para a Construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Cadernos temáticos: educação do campo/Curitiba: SEED-PR, 2005. -72 p.

HAGE, Salomão Mufarrej. Movimentos Sociais do Campo e a Afirmação do direito à educação: Pautando o debate sobre as escolas multisseriadas na Amazônia paraense. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, nº 217, ano 2006, p. 302-312, set/dez., Brasília, 2006.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico e Projeto Político-Pedagógico da Escola. In: PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 6ª edição. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2006.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Projeto Político-Pedagógico: Considerações sobre sua Elaboração e Concretização. In: VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: Do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

VEIGA, Ima Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma Construção Coletiva. In: VEIGA, Ima Passos Alencastro. (org.). PRojeto Político-Pedagógico da Escola: Uma construção possível. 14ª edição. Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Conselho, E. S. B., Santos, I. de J., & Gomes, J. dos S. (2024). O Projeto Político Pedagógico das Escolas do Campo: Uma Reflexão Necessária. Revista Acadêmica GUETO, 3(06). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5076