O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO?
Palavras-chave:
Educação do Campo, Ensino de Ciências, Estado do ConhecimentoResumo
A presente comunicação tem como foco apresentar algumas reflexões de um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Teve por objetivo analisar como a temática Ensino de Ciências e Educação do Campo tem sido abordada nas publicações acadêmicas. Metodologicamente recorremos ao Estado do Conhecimento, metodologia essa que possui um caráter bibliográfico e busca mapear e discutir certa produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento. Com esse intuito, através de uma abordagem qualitativa, foram analisadas as teses e dissertações publicadas no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), cujo acesso se deu por meio do site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) utilizando como recorte temporal o período de 2016 a 2020, objetivando compreender o que tem sido apresentado contemporaneamente sobre o Ensino de Ciências na Educação do Campo. As produções inventariadas pelo presente estudo discutiram importantes aspectos relacionados ao Ensino de Ciências, como interdsiplinaridade, formação de professores, curriculo, formação continuada, agroecologia, contextulização entre outros. Com os resultados obtidos foi possível observar que a grande maioria das publicações, mostrou interesse em tecer diálogos entre a Educação do Campo e o Ensino de Ciências, constatou-se tambem, que o Ensino de Ciências precisa tecer relações entre o contexto social e o contexto educacional e que por conta do caráter politizador a Educação do Campo tem muito a somar com o Ensino de Ciências e com o desenvolvimento de concepções mais críticas frente as suas realidades.
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