O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e seus desafios metodológicos e epistêmicos: uma perspectiva sobre o Processo de apropriação da realidade V

Autores

  • Ana Rita Rios de Almeida
  • Deives de Souza Muniz
  • Jackson Luiz Rosa Andrade
  • Ramoni Alves Malta
  • Carlos Alberto Santos de Paulo

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação Popular, Comunidade

Resumo

O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), utiliza-se de espaços curriculares que possibilitem a interação e troca entre docentes, discentes e comunidade. Estes espaços estão voltados para a produção de conhecimento e a imersão em comunidades para o aprendizado e prática de atividades de pesquisa e extensão. Desta forma, este artigo apresenta um olhar sobre um relato de experiência baseado na vivência da intervenção comunitária na Escola Municipal Hercília Tinoco Andrade (EMHTA), localizada no bairro da Salgadeira, na cidade de Santo Antônio de Jesus – BA, através do componente Processo de Apropriação da Realidade V (PAR V) no curso do BIS da UFRB. Tem como objetivo realizar análise reflexiva sobre a experiência de inserção e vivência estudantil, considerando os princípios norteadores do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e o Eixo Sistema de Políticas e Saúde definido para a Unidade de Produção Pedagógica V (UPP V).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

BRITO, Leonardo Chagas de. A importância dos estudos sobre interiorização da universidade e reestruturação territorial. Espaço e Economia, 2014. Disponível em: http://espacoeconomia.revues.org/802 ; DOI : 10.4000/ espacoeconomia.802, Acesso em 25 de maio 2018.

ALMEIDA FILHO, Naomar de. O que é afinal a Universidade Nova? Disponível em http://www.ces.uc.pt/bss/documentos/UFBA_universidade_nova.pdf - Acesso em 20 de maio 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

LIMA,Vitória Régia Rodrigues. Mediação de conflitos no ambiente escolar: uma questão para gestão escolar. 2010. 62f. Monografia (Especialização).Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS).Fortaleza, CE, 2010.

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. Ed. rev. 2. Caxias do Sul: Educs, 2008.

PMSP/IPF - PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO/ INSTITUTO PAULO FREIRE, 2015. Cadernos de Formação - Conselhos Participativos Municipais. São Paulo.

SANTANA, Luciana Alaíde Alves. O sucesso educativo de estudantes egressos de cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 2017. 415f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Educação, Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho, Portugal, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/48707>. Acesso em: 20 maio 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS). Santo Antônio de Jesus BAHIA, 2014.

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE). Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS). Ministério da Educação. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD. Coordenadoria de Ensino e Integração Acadêmica. Santo Antônio de Jesus – BA, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Almeida, A. R. R. de, Muniz, D. de S., Andrade, J. L. R., Malta, R. A., & Paulo, C. A. S. de. (2024). O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e seus desafios metodológicos e epistêmicos: uma perspectiva sobre o Processo de apropriação da realidade V. Revista Acadêmica GUETO, 5(12). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5172

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.