IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE E RELIGIOSIDADE COMO PRÁTICA TERAPÊUTICA NAS CLASSES POPULARES
Palabras clave:
Espiritualidade, Religiosidade, Educação Popular em SaúdeResumen
O campo da subjetividade ainda é pouco explorado na abordagem clínica da saúde. Sabe-se que a espiritualidade e religiosidade na Educação Popular em Saúde se mostra presente e imbricada no processo saúde-doença do indivíduo, principalmente nas classes populares.O diálogo, escuta e autonomia do indivíduo, são pontos fundamentais para as práticas terapêuticas na EPS, juntamente com os grupos religiosos e espirituais, visto que nestes espaços os sujeitos relatam a sensação de pertencimento, o que gera um vínculo afetivo, tornando-se um espaço de debates, desabafos e demandas para saúde e pessoais, indo além dos objetivos das instituições religiosas. Há uma grande importância desses métodos terapêuticos para a área médica, mas ainda há resistência dos profissionais na valorização dessas práticas.O objetivo deste artigo é traçar a relação histórica, de luta/resistência, construção e importância da religiosidade e espiritualidade para as comunidades à margem da sociedade, visto que é pouco abordado na área da saúde e merece um espaço de discussão.
Descargas
Citas
BARRETO, Betânia Maria Vilas Bôas et al. Formação Universitária e Educação Popular: convergências com a Espiritualidade a partir de vivências estudantis na extensão, 2013.
BARROS, Mauro VG de; SANTOS, Saray G. dos. A atividade física como fator de qualidade de vida e saúde do trabalhador, 2005.
DE SOUZA BATISTA, Patrícia Serpa. A valorização da espiritualidade nas práticas de educação popular em saúde desenvolvidas na atenção básica.Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 4, n. 3, 2010.
GOMES, Luciano Bezerra; MERHY, Emerson Elias. Subjetividade, espiritualidade, gestão e Estado na Educação Popular em Saúde: um debate a partir da obra de Eymard Mourão Vasconcelos. Interface -Comunicação, Saúde, Educação, 2015, v. 18.
LIMA, Carla Moura; STOTZ, Eduardo. Religiosidade popular na perspectiva da Educação Popular e Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas.Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 4, n. 3, 2010.
VASCONCELOS, Eymard Mourão. Espiritualidade na educação popular em saúde. Cad Cedes, v. 29, n. 79, p. 323-34, 2009.
VASCONCELOS, Eymard Mourão. Espiritualidade, educação popular e luta política pela saúde.Revista de APS, v. 11, n. 3, 2008
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Acadêmica GUETO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.