Capoeira e Africanidades

Authors

  • Jean Adriano Barros Silva

Keywords:

Currículo, Educação, Práticas Culturais

Abstract

O presente trabalho se articula com a temática que envolve o diálogo sobre práticas culturais e educacionais, focando, em particular, os limites e possibilidades da capoeira na formação escolar, considerando o estudo da história e cultura afro-brasileira. Este tema tem como objetivo geral à proposição de analisar as perspectivas da ação pedagógica no campo da cultura corporal em Educação. Neste sentido,  buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando alternativas a partir da cultura da capoeira, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o "ritual" da roda, como fontes para o desenvolvimento humano e consequentemente das estratégias e métodos que permeiam as instituições formais no que tange a presença cultural do negro no Brasil e suas contribuições.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. (2006). Ministério da Educação e Cultura / Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Etnico-Raciais. Brasília: MEC/SECAD.

BRASIL. (2004). Ministério da Educaação e Cultura. Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: DF, Outubro.

BRASIL. (2003). Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília.

DIONNE, Jean; LAVILLE, Christian (1999). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre, RS: ARTMED.

ENGUITA, Mariano Fernandez (1989). A Face Oculta da Escola. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.

FERRETI, Celso J. João dos Reis Silva Júnior, MAria Rita N. Sales Oliveira. (1999). Trabalho, formação e currículo. Para onde vai a Escola? - São Paulo: Xamã.

FREITAS, Luiz Carlos de. (2000). Projeto Histórico, Ciência pedagógica e "Dialética". In Educação e Sociedade nº 27 - Cortez.FRIGOTTO, Gaudêncio. (org.) (1998). Educação e Crise do Trabalho: perspectivas de Final de Século - Petrópolis, RJ: Vozes.

GONÇALVES, L. A.; SILVA, P. B. G. e. (2000). Movimento Negro e Educação In: Revista Brasileira de Educação, n. 15, São Paulo, p. 134-158, nov-dez.

MUNANGA, Kabenguele. (2003) Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. 3º Seminário de Relações Raciais no Brasil - Cadernos PENESB. Niterói: EdUFF.

PISTRAK. (2000). Fundamentos da Escola do Trabalho. Espressão Popular, São Paulo - SP.

SANTOS, Milton. (2000). Território e Sociedade. São Paulo. Editora Fundação Perseu Abramo. 2ª Ed.

_________________. (1997) A natureza do Espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. Editora HUCITEC - São Paulo.

SOBREIRA, Henrique Garcia. (2008). A Formação de Professores no Brasil: de 1996 a 2006. Rio de Janeiro: EdUERJ.

SODRE, Muniz. (2005). A Verdade Seduzida - Por um conceito de Cultura no Brasil, Rio de Janeiro, Ed. DP e A. 3ª Ed.

_________________. (1998) Samba, o dono do corpo. 2ª edição, Rio de Janeiro, Manuad.

VIANA, Isabel Carvalho (2011). Formação e educação: um projeto criativo de interface com a emancipação profissional. Revista Educação Skepsis, n. 2 - Formación Profesional. Vol. II. Claves para la formación profesional. São Paulo: skepsis.org. pp. 630-660. url: <http://academiadkepsis.org/revistaEducacao.html> [ISSN 2177-9163]. enero/julio.

__________ (2010). "Project and Creativity - a Relational Environment of Sense for Interdisciplinary Innovation" In N. Hattum-Jansesen; R. M. Lima, & D. Carvalho (eds.) Second Ibero-American Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE'2010): Creating Meaningful Learning Environments. Barcelona, digital edition. pp. 55-59.

_____________(2007). O Projeto Curricular de Turma na Mudança das práticas do Ensino Bárico. Contributos para o dsenvolvimento curricular e profissional nas escolas. Tese de Doutoramento. Braga: Universidade do Minho.

Published

2024-11-14

How to Cite

Silva, J. A. B. (2024). Capoeira e Africanidades. Revista Acadêmica GUETO, 2(03). Retrieved from https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5047

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.