CAPOEIRA E LUTA: RELAÇÕES E POSSIBILIDADES ENQUANTO CONTEÚDO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

  • Jean Adriano Barros da Silva
  • Wilson de Lima Brito Filho

Keywords:

Capoeira, Luta, Educação Física

Abstract

O presente artigo se articula com a temática que envolve o dialogo sobre praticas culturais e Lutas, focando em particular a capoeira. Este tema tem como objetivo geral à proposição de analisar as perspectivas da ação pedagógica no campo da Educação Física. Neste sentido, buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando alternativas a partir da pratica da capoeira e das lutas, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o “ritual” da roda, como fontes para o desenvolvimento humano e conseqüentemente das estratégias e métodos que permeiam a formação

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRITO FILHO, Wilson de Lima. Formação no âmbito das práticas corporais: possibilidades e restrições. (p. 278-285) In: ARAÚJO, Jurandir de Almeida e CUNHA, Rubia Mara de Sousa Lapa. (Orgs). PESQUISA EM EDUCAÇÃO: Entrelaçando práticas e saberes plurais. Curitiba: CRV, 2018.

DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Félix. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia, vol. 5; tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. — São Paulo: Ed. 34, 1997.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2009. FRIZZO, Giovanni Felipe Ernst. Objeto de Estudo da Educação Física: as concepções materialistas e idealistas na produção do conhecimento. Motrivivência, Ano XXV, nº 40, p. 192-206 Jun./2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2013v25n40p192. Acesso em: 19.07.2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GOMES, Mariana Simões Pimental. (et al). Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 16, n. 02, p. 207-227, abril/junho de 2010.

GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/274808/1/Gomes_MarianaSimoesPimentel_M.pdf. Acesso em 20.07.2020.

GONZALEZ, Fernando Jaime e FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Dicionário crítico de educação física. 3. ed. rev. e ampl. – Ijuí: Ed. Unijuí 2014.

LUBISCO, Nívia Maria Lienert e VIEIRA, Sônia Chagas. Manual do estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 6ª ed. rev. e ampl. Salvador: EDUFBA, 2019.

MACEDO, S. D. T. (1974). Crônica do negro no Brasil. Record: Rio de Janeiro.

MELLO. S. Esse nego é o diabo, ele é capoeira ou da motricidade brasileira. Revista Discorpo. São Paulo, n. 6, p. 29-39. 1996.

NESTOR, Capoeira. Capoeira: pequeno manual do jogador. 4. ed. Rio de Janeiro: Record. 1998.

REGO, Waldeloir. Capoeira Angola - ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Itapuã, 1968.

ROCHA JUNIOR, Coriolano Pereira da. A ORGANIZAÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: Considerações sobre o debate. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 69-78, julho/dezembro, 2005. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9061/7191. Acesso em: 19.07.2020.

SANTOS, L. S. Educação, educação física, capoeira. Maringá: Imprensa Universitária. 1990.

SOUZA, M. M. África e Brasil africano. Ática: São Paulo. 2008.

Reis, L. V. S. O mundo de pernas para o ar: a capoeira no Brasil. São Paulo. Publisher Brasil. 1997.

SILVA, P. C. C. Capoeira e educação física – uma história que dá jogo... Primeiros apontamentos sobre suas inter-relações. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 23, n. 1, p. 131-145, set. 2007.

YONEWAZA, Fernando Hiromi. Algo se move: um elogio filosófico-ético à prática do combate como arte e educação. Motriz, Rio Claro, v. 16 n. 2 p. 348-358, abr./jun. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/3520/2969

Published

2024-12-10

How to Cite

Silva, J. A. B. da, & Brito Filho, W. de L. (2024). CAPOEIRA E LUTA: RELAÇÕES E POSSIBILIDADES ENQUANTO CONTEÚDO ESPECÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Acadêmica GUETO, 8(16). Retrieved from https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5202

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.