Entendimento de idosos com diabetes sobre a doença: implicações para as práticas educativas em saúde

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Palabras clave:

Diabetes Mellitus Tipo 2, Cultura, Educação em Saúde

Resumen

Diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns em idosos. No entanto, o conhecimento sobre a experiência de adoecimento nesta população, ainda é escasso no contexto brasileiro. Conhecer as explicações dos usuários com diabetes sobre a doença é relevante no planejamento de práticas educativas em saúde. Estudo qualitativo com objetivo de identificar como os idosos explicam o diabetes, analisando suas implicações para as práticas educativas em saúde. Participaram vinte idosos de ambos os sexos, com diagnóstico de diabetes tipo 2, por meio de entrevista semiestruturada. As informações foram tratadas pelo método de análise de conteúdo e analisadas à luz do conceito de modelos explicativos de Kleinman. O diabetes foi interpretado como açúcar no sangue e utilizadas metáforas como doença maldita e traiçoeira. As causas apresentadas foram múltiplas e coexistentes, relacionadas a aspectos comportamentais, sobrenaturais, biológicos ou desconhecidos. Conviver com o diabetes por toda a vida oportuniza ao adoecido construir e reconstruir inúmeras formas de pensar a doença. O caráter duradouro da doença e seu impacto nas múltiplas dimensões humana reivindicam a implementação de práticas de educação em saúde de modo imprescindível e contínuo.

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Publicado

2024-12-02

Cómo citar

Souza, A. dos S., Meira, E. C., Santos, I. S. C., Rocha, N. B. de S., & Barbosa, C. B. de A. (2024). Entendimento de idosos com diabetes sobre a doença: implicações para as práticas educativas em saúde. Revista Acadêmica GUETO, 5(12). Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5167

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