A FORMAÇÃO DE SI (BILDUNG) DA/O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIA/O
Palabras clave:
Formação de Si, Bildung, Experiência UniversitáriaResumen
Esse artigo parte da premissa de que a experiência universitária é mais do uma formação técnico-profissional, que pode resultar em um processo de formação de si (Bildung) da/o estudante. Assim, tendo ou não as instituições de ensino superior o propósito de oferecer uma formação integral, as atividades, vivências e experiências que possibilitam participam dos processos desenvolvimentais em curso das/os jovens por elas assistidos. É sobre a influência da experiência universitária na formação de si (Bildung) das/os estudantes que versa esse artigo.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Alberto Felipe; RIBEIRO, José Augusto Lopes. Educação e formação do humano: bildung e romance de formação, 2009. Disponível em: http://www.uninove.br/PDFs/...Educação/.../Alberto%20Filipe/20%Araujo. Acesso em: 27 de novembro de 2012.
ARDOINO, Jacques. Les avatares de l'education. Paris: PUF, 2000.
ARDOINO, Jacques. Politique contractuelle, contrat, contrats d'objectifs, contrats de développement, note pour la direction des enseignements supérieurs, [ca.1999].Disponível em : http://jacques.ardoino.perso.sfr.fr/pdf/contrat.pdf.]. Acesso em: 24 de junho de 2013.
BARBOSA, Joaquim Gonçalves. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liber Livro, 2010.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, vol.19, p. 20-28, 2002.
BRITTO, Fabriano de Lemos. Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna. Educação e Sociedade, vol.33, n.118, p. 217-233, 2012. Disponível em: www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 27 de novembro de 2012.
COÊLHO, Ildeu Moreira. Universidade e formação de professores. In: GUIMARÃES, Valter Soares(org.). Formar para o mercado ou para a autonomia? O papel da universidade. São Paulo: Papirus, 2006, p.43-63.
DIAS SOBRINHO, José. Políticas y conceptos de calidad: dilemas y retos. Avaliação, vol.17, n. 3, p.601-618, 2012.
Dias Sobrinho, José. Formação, educação e conhecimento. In: Pereira, E. M. de A. (org.). Universidade e currículo: perspectivas de educação geral. SP: Mercado de letras, 2010, p.155-170.
ELIAS, Nobert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
GOERGEN, Pedro. Formação superior: entre o mercado e a cidadania. In: PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (org.). Universidade e currículo: perspectivas de educação geral. SP: Mercado de letras, 2010, p.17-40.
GOERGEN, Pedro. O embate modernidade/pós-modernidade e seu impacto sobre a teoria e a prática educacionais. Eccos Revista Científica, vol. 28, p.149-169, 2012.
GOERGEN, Pedro. Da formação ao ensino: um ponto cego nas políticas de pós-graduação. Avaliação, vol.18, n.1, p.45-68, 2013.
JOSSO, Marie-Chrstine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, Marie-Christine. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e professores. Revista ambiente e educação, vol. 2, n. 2, p.136-139, 2009.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: dança, piruetas e mascaradas (5a edição). Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, vol.19, n. 2, p. 01-24, 2011.
LE BRETON, David. L'interactionnisme symbolique (2a edição). Paris: PUF, 2008.
MÖLLMANN, Andre Dorothee Stephan. O legado da Bildung. Rio Grande do Sul: Doutorado. Pontifícia Universidade Católica, 2011.
PACHANE, Graziel Giusti. A universidade vivida: a experiência universitária e sua contribuição ao desenvolvimento pessoal a partir da percepção do aluno. Campinas, São Paulo: Dissertação. Universidade Estadual de Campinas, 1988.
PAIVANDI, Saeed. A qualidade da aprendizagem dos estudantes e a pedagogia da universidade. In: SANTOS, Georgina Gonçalves; SAMPAIO, Sonia Maria Rocha. Observatório da vida estudantil:estudos sobre a vida e cultura universitárias. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 31-59.
RIBEIRO, Renato Janine. A universidade e a vida atual: Felinni não via filmes. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Integrar cultura e humanismo: desafio pedagógico da filosofia no ensino superior. Educar em Revista, v. 46, p. 21-35, 2012.
SEVERINO, Antonio Joaquim. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Educar, vol.31, p.73-89, 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da filosofia da educação. Educação e Pesquisa, vol.32, n.3, p. 619-634, 2006.
STRAUSS, Anselm L. Espelhos e máscaras: a busca da identidade. São Paulo: Edusp, 1999.
VERRIER, Christian. Expérience réfléchie et experience non réflechie. In: BEZILLE, Hélenè; COURTOIS, Bernadette. (org.). Penser la relation experience-formation. Lyon, Chronique Sociale, 2006, p. 70-79.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Acadêmica GUETO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.