A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO BASE E PRINCIPAL INFLUENCIADOR NA CULTURA DO MOVIMENTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Palabras clave:
Movimento Corporal, Educação, Sociedade ContemporâneaResumen
O sedentarismo tem sido citado como um dos principais impulsionadores de problemas epidemiológicos de saúde para a sociedade contemporânea. Estímulos dos mais diversos meios de tecnologias e mídias têm impulsionado a população a adotar rotinas e posturas cada vez mais sedentárias, voltadas para um mundo virtual, de forma que o movimento corporal se torna cada vez mais raro, remoto, ratificado pela necessidade do afastamento social e do confinamento impostos pala instalação mundial da pandemia do COVID-19. Este trabalho visa evidenciar as principais contribuições do estímulo à movimentação corporal na infância, especificamente na fase dos dois aos cinco anos, salientando identificar propostas pedagógicas de atividades que venham a contribuir com a formação da cultura corporal do movimento, diminuindo os efeitos do afastamento social e do confinamento imposto pela pandemia, possibilitando, deste modo, um auxílio ao desenvolvimento motor e cognitivo das crianças que compõem esta fase da escolarização formal, além de gerar uma influência positiva no futuro da cultura da movimentação corporal da sociedade contemporânea.
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