Observação da Aplicação e Análise de Instrumento de Diagnóstico Nutricional no Contexto do PNAE: Um Relato de Experiência

Autores/as

Palabras clave:

Alimentação Escolar, Nutricionista, Política Nutricional, Programas de Nutrição

Resumen

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, nascido em 1940, é um dos maiores programas de alimentação escolar no mundo, cobrindo escolares da educação básica pública, contribuindo para o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem e a formação de hábitos alimentares saudáveis. O planejamento do cardápio, atribuição do nutricionista responsável técnico do programa, deve ser produzido segundo o perfil dos estudantes e avaliado segundo sua efetividade através de instrumentos diagnósticos. O presente artigo objetivou relatar a experiência observacional da aplicação e análise de um instrumento de diagnóstico nutricional no contexto do PNAE. Trata-se de um relato de experiência de uma estagiária de Nutrição em Saúde Coletiva, no Setor de Alimentação Escolar em um município do recôncavo da Bahia. O instrumento foi um formulário online, aplicado pelos estagiários do Setor em 70% das escolas municipais, efetivando a padronização das visitas técnicas, direcionando o diálogo dos estagiários com os manipuladores e gerando resultados estatísticos para o Setor. Foram identificadas demandas relacionadas à quantidade e qualidade dos itens, reduzindo a aceitabilidade dos escolares e capacidade de execução do cardápio. Na maior parte das escolas o cardápio é seguido parcialmente, durante alguns dias da semana, tendo como refeições mais difíceis de seguir o desjejum e o almoço. Assim, a partir dos resultados obtidos, o Setor poderá desenvolver relatórios técnicos e construir e executar planos de ação para resolução dos problemas.

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Citas

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

Borges, R. A., Costa, M. S. da, & Magalhães, C. G. (2024). Observação da Aplicação e Análise de Instrumento de Diagnóstico Nutricional no Contexto do PNAE: Um Relato de Experiência. Revista Acadêmica GUETO, 9(19). Recuperado a partir de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5253

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