Licenciandos e inteligência artificial: o impacto das tecnologias emergente na criação de recursos pedagógicos inovadores
Palabras clave:
Pesquisa-ação, Inteligências Artificiais, Formação Docente, Recursos Pedagógicos, Inovação EducacionalResumen
Este artigo analisa o impacto das tecnologias emergentes, com foco na inteligência artificial (IA), na formação de professores e criação de recursos pedagógicos. A pesquisa-ação qualitativa foi realizada com licenciandos de Artes Visuais da UFRB, investigando a integração da IA no ensino-aprendizagem. Fundamentado nas teorias de Paulo Freire, Lev Vygotsky e Howard Gardner, o estudo enfatiza o protagonismo dos licenciandos, a mediação pedagógica e a valorização das múltiplas inteligências na construção do conhecimento. Os participantes produziram materiais audiovisuais com IA, utilizando dados coletados de estudantes do ensino médio, vivenciando práticas pedagógicas mediadas por tecnologias emergentes. Os resultados mostram que, embora houvesse desconforto inicial com o uso das ferramentas, a prática promoveu o desenvolvimento de competências tecnológicas e pedagógicas. Conclui-se que o uso crítico e consciente de IA potencializa a criação de recursos pedagógicos inovadores, contribuindo para uma educação mais inclusiva, democrática e alinhada às necessidades contemporâneas.
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