ENSINO DE SEXUALIDADE HUMANA: uma abordagem socioemocional

Authors

Keywords:

Comportamento Juvenil, Ensino de Ciências, Puberdade

Abstract

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, indicam para o ensino fundamental que os alunos sejam capazes de posicionar-se de maneira crítica, desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania. Neste sentido o objetivo do presente trabalho foi socializar em aulas de ciências os parâmetros curriculares nacionais estabelecidos para o ensino fundamentalII, com foco no ensino do tema “sexualidade humana”. A pesquisa foi realizada com base em investigações e questionário durante as aulasde ciênciason-line, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, com alunos do 8º ano no ano de 2020e no ano de 2021 com alunos do 9º ano presencial. Foi evidenciando o quanto a sexualidade está intrinsecamente ligada aos relacionamentos e a felicidade que são propostos pela convivência em suas esferas de vida. Ao trabalhar a sexualidade humana na escola em suas múltiplas dimensões foi possível analisar tanto os saberes, quanto as lacunas de conhecimento dos estudantes. As reflexões serviram para o engajamento de práticas socioemocionais adequadas. Por meio de diálogos em rodas de conversas, ou em salas de aula referente as pressões sociais dos parceiros ou grupos e ressaltando que nada devem servir de motivação para antecipar uma relação sexual, foi destacada a importância de se combater e denunciar toda e qualquer forma de assédio.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AQUINO, Julio Groppa (Org.). Sexualidade na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

EGYPTO, Antônio Carlos (Org.). Orientação sexual na escola: um projeto apaixonante. São Paulo: Cortez, 2003.

FREUD, Sigmund. O eu e o id, “Autobiografia” e outros textos (1923-1925). São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1996.

GEWANDSZNAJDER, Fernando; PACCA, Helena. Teláris Ciências: 8º ano. São Paulo: Ática, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 6ª ed., 2008.

GHERPELLI, Maria Helena Brandão Vilela. A educação preventiva em sexualidade na adolescência. Revista Ideias, São Paulo, n. 29: 61-71, 1996.

MACHADO, Júlio César Faria. Sexo com liberdade. São Paulo: Vozes, 1995.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Saúde sexual, 2021. Disponível em:https://www.who.int/health-topics/sexual-health#tab=tab_1. Acesso em: 07/10/2021.

TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da ciência. Rio de Janeiro: Kennedy, 3ª Ed., 1982.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Published

2024-12-11

How to Cite

Lima, Érika F., Veloso-Junior, V. da C., & Santos, E. S. (2024). ENSINO DE SEXUALIDADE HUMANA: uma abordagem socioemocional. Revista Acadêmica GUETO, 8(17). Retrieved from https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5227

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.