A Incorporação da Lei 10.639 nas Escolas Públicas de Ensino Médio: uma Análise do Colegio Estadual da Cachoeira
Palabras clave:
Cultura Afrobrasileira, História da África, Ensino, EducaçãoResumen
Com a aprovação das leis 10639/03 e 11645/08 que alterou a lei 9394 de 20 de novembro de 1996, o estudo da cultura Afro-Brasileira e Indígena tornou-se obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, sendo especificamente abordados dentro das disciplinas de História, Literatura e Arte. A obrigatoriedade do ensino faz com que os professores voltem seus olhares para a História da África, as contribuições e as relações socioculturais econômicas com este continente que por muito tempo foi esquecido na História do Brasil, contribuindo assim, para que os estudantes de um modo geral, e em particular a população negra, tenha conhecimento de sua história e da importância social, econômica, política e cultural de seus antecedentes na construção e formação do país. Diante do exposto, esse trabalho objetiva realizar uma reflexão teórica, baseada na literatura nacional e na análise da abordagem feita sobre a África, os africanos e afrodescendentes no componente curricular de História do Colégio Estadual da Cachoeira, no intuito de entender como vem se dando o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira na cidade de Cachoeira, refletindo sobre as dificuldades e avanços de ensino, desde a aprovação da lei, até os dias atuais.
Descargas
Citas
ALVES, Roberta de Souza. Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: da lei ao cotidiano escolar/ Roberta de Souza Alves/ Unesp-Bauru, 2007. 74p.
BANCO DE TESES DA COORDENADORIA DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Acesso em 16 de maio de 2013. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/>.
BANCO DE ANAIS DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH. Acesso em 16 de maio de 2013. Disponível em: <http://anpuh.org/anais/>.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de Oliveira. Pedagogia Colonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 01, pp. 15-40, 2010.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de História e Diversidade Cultural: Desafios e possibilidades. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n.67, p.378-388, det/dez. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>.
FRANCISCO JÚNIOR, Wilmo Ernesto. Educação Anti-racista: Reflexões e contribuições possíveis do Ensino de ciências e de alguns pensadores. Revista Ciência e Educação, v. 14, n. 3, p. 397-416, 2008.
MATTOS, Hebe; ABREU, Marthar. Em torno das "Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana": uma conversa com historiadores. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 21, nº 41, pp. 5-20, 2008.
NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do; JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de. Currículo e Formação: diversidade e educação das relações étnico-raciais. Curitiba: Progressiva, 2010, 338pgs.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos Bancos Escolares. Representações e Imprecisões na Literatura Didática. Revista Estudos afro-asiáticos, ano 25, nº 3, pp. 421-461, 2003.
PEREIRA, Júnia Sales. Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária? Desafos do ensino de história no imediato contexto pós-Lei no 10.639. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, Vol. 21, Nº 41, pp. 21-43, 2008.
SACARAMAL, Eliesse. Mídia e História da África - uma experiência de produção e ensino. Trabalho apresentado no GT de História da Mídia Alternativa, integrante do VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontrosnacioanis1/8oencontro20111/artigos/Midia>.
WEDDERBURN, Carlos Moore. Novas Bases para o ensino da História da África o Brasil. In: Educação Anti-Racista: caminhos abertos pela Lei Federal Nº 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. (Coleção Educação para Todos).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Acadêmica GUETO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.