Reflexões sobre a formação no mundo empírico da produção do cuidado
Palabras clave:
Educação em Enfermagem, Produção do Cuidado, Sistemas de SaúdeResumen
Artigo sobre produção do cuidado, em unidades de saúde no desenvolvimento do Estágio Curricular de graduação em Enfermagem (ECS), na perspectiva da sua construção histórico-social do processo de formação que perpassa pela adoção de pressupostos da realidade, educação, saúde e enfermagem. Buscou analisar o processo de produção do cuidado, em unidades do sistema de saúde, no desenvolvimento do Curso de Graduação em Enfermagem, de uma Universidade pública, no estado da Bahia Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa que pela relevância da práxis conferida pelo objeto, o Materialismo Histórico Dialético foi utilizado como modelo teórico-metodológico, haja vista que os fenômenos de saúde, são compreendidos como resultado da organização social para a produção/consumo. Foram sujeitos: coordenador, docentes, discentes e enfermeiras (os) preceptoras (es) da disciplina do Estágio Curricular II, do Curso. Os depoimentos foram coletados, por meio de entrevistas semi-estruturadas e observação sistemática, em unidades de saúde de dois municípios Baianos. Os depoimentos foram classificados e organizados seguindo o cruzamento destes de acordo com a metodologia da análise temática. Entre as categorias empíricas surgiram dos discursos dos sujeitos, que trataram da Formação que dizem respeito às dimensões da construção do saber: o ensino da Enfermagem. O estudo apontou que no currículo do Curso analisado, conseguiu produzir mudanças na produção do cuidado em Enfermagem, e foi possível considerar significados nas tecnologias do trabalho para a produção desse cuidado, individual e coletivo; trabalho em equipe; autonomia; integralidade; individualidade; relações e atitudes profissionais interativas na perspectiva da consolidação do processo educativo dos profissionais envolvidos.
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Citas
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