REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS
Keywords:
Representações, Ensino de História, Anos IniciaisAbstract
Este artigo discute as representações de professoras licenciadas em Pedagogia sobre o ensino de História que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental I de Amargosa/BA. A partir da História Oral como metodologia de pesquisa realizamos entrevistas, entendidas como fontes orais, com o objetivo de conhecer as suas experiências escolares, sociais e da formação incial e de compreender o modo como concebem a função da disciplina escolar na formação de crianças. As discussões foram baseadas nos conceitos de representação de Roger Chartier (1988, 1991) e memória de Maurice Halbwachs (2003). Para a produção das fontes orais, utilizou-se a história oral temática, que nos possibilitou construir um roteiro de perguntas que privilegiavam conhecer as narrativas das professoras sobre suas experiencias formativas, mas com maior liberdade, permitindo navegar em suas lembranças. As entrevistas demonstraram que as suas trajetórias formativas influenciam diretamente nas concepções e significados a respeito do que as professoras pensam sobre o ensino de História nos anos iniciais. Suas representações estão marcadas pelas experiências escolares na disciplina escolar e no curso de Pedagogia. Entendem que a função do ensino de História é capaz de formar a consciência crítica dos alunos e é importante ferramenta de transformação social.
Downloads
References
ABUD, Katia Maria. O ensino de História nos anos iniciais: como se pensa, como se faz .Antíteses, v. 5, n. 10, p. 555-565, jul./dez. 2012. Disponíevel em https://www.uel.br/revistas/uel/.
BARCA, Isabel. Educação Histórica: vontades de mudança. Educar em Revista, Curitiba, Editora UFRB, n.42, p. 59-71, out./dez. 2011. Disponíevl em https://revistas.ufpr.br/educar/.
CHARTIER, Roger. O mundo como Representação. Estudos avançados. v. 11 n.05, p. 172-191, 1991. Disponivel em https://www.revistas.usp.br/eav/.
________. Roger. A História Cultural entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhado. Lisboa: Difusão Editorial, 1988.
COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar, Editora UFPR, Curitiba, Especial, p. 171-190, 2006.
FONSECA, Selva Guimarães. Como nos tornamos professores de História: a formação inicial e a continuada. IN: Didática e práticas do ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus Editora, 2003.
GATTI, Bernadete A. Formação de Professores no Brasil características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: RJ, Vozes, 1992.
MEIHY, José Carlos Sebe B; Holanda, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2017.
NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, 1993. Disponível em https://anpuh.org.br/index.php/revistas-anpuh/rbh.
OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Ensino de História nas séries iniciais: cruzando as fronteiras entre a História e Pedagogia. História e Ensino, Londrina, v. 9, p. 259-272, ot. 2003.
SANTOS, Jaqueline Oliveira. "Um baú de memórias" - Estudo sobre as práticas de professoras de educação infantil e suas ideias históricas a partir da leitura de seus relatos.2015, 246f, (dissertação de mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, São Paulo, 2016.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA, Tânia Maria F. Braga a formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. Cardenos CEDES, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 297-308, set./dez. 2005. disponível em: http://cedes.unicamp.br.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TELLES, Michele Rota. As pesquisas mencionadas acima têm a preocupação com os saberes docentes sobre História de Licenciados em Pedagogia durante a formação inicial. 2015, 180 f. (dissertação de mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.