Crenças e atitudes sobre variação e ensino de gramática de dois professores das cidades de Lauro de Freitas - BA e Wenceslau Guimarães - BA

Authors

  • Jeferson Almeida dos Santos
  • Isis Juliana Figueiredo de Barros

Keywords:

Ensino de Gramática, Crenças Linguísticas, Sociolinguística Educacional

Abstract

A presente pesquisa tem por objetivo investigar as crenças e atitudes de dois professores de língua portuguesa das cidades de Lauro de Freitas - BA e Wenceslau Guimarães - BA em relação ao ensino de variação e gramática, tendo por suporte os pressupostos teóricos da Sociolinguística Laboviana (Labov, 1972 [2008]) e da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005, 2008; Bagno, 1999; Cyranka, 2007, 2014; Faraco, 2005, 2008). No que se refere à metodologia, esta pesquisa baseou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa de caráter interpretativista que, de acordo com Paiva (2019), permite uma compreensão mais profunda e contextualizada de fenômenos sociais. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, contendo alguns testes de crenças e atitudes compartilhados com os informantes por meio da ferramenta online Google forms. Os principais resultados demonstram que ambas as informantes apresentam um sistema de crenças, que ao reconhecer a existência das diferentes normas, contemplando também o caráter variável da língua. Contudo, os testes de atitudes demonstraram, de forma parcial, uma prática de ensino de gramática mais tradicional, já que, apesar de mencionarem o uso de abordagens reflexivas em suas aulas, ambas as informantes não forneceram informações suficientes que pudessem esclarecer se as reflexões levantaram crenças positivas ou negativas em relação aos fenômenos linguísticos.

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References

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Published

2025-06-03

How to Cite

Almeida dos Santos, J., & Figueiredo de Barros, I. J. (2025). Crenças e atitudes sobre variação e ensino de gramática de dois professores das cidades de Lauro de Freitas - BA e Wenceslau Guimarães - BA. Revista Acadêmica GUETO, 11(21). Retrieved from https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5399

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