PERSPECTIVAS PARA A PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palabras clave:
Ensino Superior, Permanência Simbólica, Estudantes com DeficiênciaResumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a permanência na educação superior, trazendo o foco para a permanência simbólica como uma perspectiva que amplia a discussão do lugar comum das questões de ordem material e coloca para as instituições o desafio de construir políticas que favoreçam a construção da afiliação à vida universitária. Na discussão é feito um recorte para refletir sobre questões ligadas à permanência de um grupo específico: os estudantes com deficiência. A metodologia utilizada nesta produção foi a pesquisa bibliográfica que trabalha com fontes secundárias, isto é, com materiais já elaborados que embasam a reflexão sobre esta temática. Os resultados apontam que, para além do acesso, as políticas afirmativas, voltadas a assegurar a inclusão na educação superior, devem avançar para a proposição de práticas que envolvam mecanismos de participação, permanência e sucesso acadêmico do público que foi, historicamente, excluído do ensino superior.
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