Significados dos estágios curriculares entre estudantes concluintes de psicologia
Palabras clave:
Formação para o trabalho, Universidade, Ensino não presencialResumen
Os cursos de graduação em Psicologia devem formar profissionais capazes de trabalhar em diferentes campos e áreas de atuação, como saúde, educação, trabalho e assistência social. Nesse processo de formação, o planejamento acadêmico deve garantir, entre outros dispositivos, práticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências sob a forma de estágios curriculares. Diante desse cenário, o presente estudo objetivou compreender significados e práticas construídos por estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia acerca dos estágios curriculares. Foi utilizada uma abordagem qualitativa hermenêutica com a realização de entrevistas narrativas com 16 estudantes do último semestre do curso de Psicologia, as quais foram gravadas, transcritas e depois analisadas mediante o uso de uma leitura etnocrítica. Os resultados reforçaram que os estágios curriculares se constituem como importante período na formação em Psicologia, pois permitiram vinculação entre teoria e prática, aproximação com a atuação profissional e aprendizados balizadores de projetos de futuro. Apesar de afirmarem ter vivenciado diferentes experiências de estágio, as estudantes relataram que não fizeram os estágios que desejaram. Uma especificidade da formação foi o fato delas terem vivenciado parte dos estágios no período da Pandemia de Covid-19, o que fez com que ocorressem de modo não presencial. Nesse sentido, esses processos formativos foram caracterizados como desafiadores e angustiantes. Diante desses resultados, mostra-se necessário que sejam construídos espaços, nos quais estudantes e professores possam conversar sobre os estágios, visando produzir melhorias, assim como a construção de políticas e práticas, que envolvam planejamento, acompanhamento e avaliação dessas atividades formativas.
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Citas
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