A Formação de Professores no Contexto da Educação do Campo: Dimensões Históricas e Desafios Contemporâneos
Keywords:
Educação do Campo, Formação de Professores, DesafiosAbstract
Este estudo apresenta resulta de uma pesquisa de campo realizada no povoado do Serrote, zona rural do município de Elísio Medrado - Bahia. A proposta da pesquisa surgiu a partir de refllexões referentes à Educação do Campo em âmbitos históricos e contemporâneos, buscando evidenciar a importância da formação dos professores frente a essa realidade, principalmente no que se refere à constante relação que deve ser estabelecida entre os conhecimentos a serem trabalhados na escola e a realidade local. Historicamente, a educação do campo sempre esteve envolta numa série de negligências, devido ao fato de ser tratada com descaso pelo governo e pelas políticas brasileiras. Posto isso, nosso estudo encontra-se pautado nos seguintes objetivos: problematizar o processo histórico de consolidação da Educação do Campo na sociedade brasileira; refletir sobre o processo formativo dos professores no contexto da educação do campo, considerando as especificidades do planejamento pedagógico; e discutir sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela escola e pelos professores no cotidiano educativo campesino. No que se refere aos procedimentos metodológicos, adotamos a abordagem qualitativa, por considerar a complexidade na qual a temática está envolvida. Com base nisso, desenvolvemos uma pesquisa de campo na cidade supracitada, envolvendo observações numa instituição escolar e entrevista com a professora. Nossas compreensões conclusivas estão assentadas em problemáticas diversas que pautam a luta por uma educação do campo no país, por isso, sob óticas de conjuntura nacional, marcada historicamente por negligenciamentos e abandonos, apontamos a necessidade de ampliar debates e práticas no que tangem à Educação do Campo no contexto contemporâneo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.