A Formação de Professores no Contexto da Educação do Campo: Dimensões Históricas e Desafios Contemporâneos
Palabras clave:
Educação do Campo, Formação de Professores, DesafiosResumen
Este estudo apresenta resulta de uma pesquisa de campo realizada no povoado do Serrote, zona rural do município de Elísio Medrado - Bahia. A proposta da pesquisa surgiu a partir de refllexões referentes à Educação do Campo em âmbitos históricos e contemporâneos, buscando evidenciar a importância da formação dos professores frente a essa realidade, principalmente no que se refere à constante relação que deve ser estabelecida entre os conhecimentos a serem trabalhados na escola e a realidade local. Historicamente, a educação do campo sempre esteve envolta numa série de negligências, devido ao fato de ser tratada com descaso pelo governo e pelas políticas brasileiras. Posto isso, nosso estudo encontra-se pautado nos seguintes objetivos: problematizar o processo histórico de consolidação da Educação do Campo na sociedade brasileira; refletir sobre o processo formativo dos professores no contexto da educação do campo, considerando as especificidades do planejamento pedagógico; e discutir sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela escola e pelos professores no cotidiano educativo campesino. No que se refere aos procedimentos metodológicos, adotamos a abordagem qualitativa, por considerar a complexidade na qual a temática está envolvida. Com base nisso, desenvolvemos uma pesquisa de campo na cidade supracitada, envolvendo observações numa instituição escolar e entrevista com a professora. Nossas compreensões conclusivas estão assentadas em problemáticas diversas que pautam a luta por uma educação do campo no país, por isso, sob óticas de conjuntura nacional, marcada historicamente por negligenciamentos e abandonos, apontamos a necessidade de ampliar debates e práticas no que tangem à Educação do Campo no contexto contemporâneo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Acadêmica GUETO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.