A Centralidade da Instituição na Promoção do Sucesso Educativo: Um Olhar Sobre Elementos Estruturantes do Currículo
Palabras clave:
Sucesso Educativo, Dimensão Institucional, Currículo no Ensino SuperiorResumen
A dimensão institucional refere-se aos processos internos da universidade e se constitui como parte do emaranhado de explicações do sucesso escolar. Buscou-se analisar o contexto institucional de aprendizagem de forma a aprender como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se organizou para promover o sucesso educativo, a partir da análise da qualidade do ensino, por meio da avaliação da organização dos saberes, dos métodos de avaliação e das metodologias de ensino. Utilizou-se da triangulação de informações obtidas a partir de dados secundários (projeto pedagógicos de 28 cursos de graduação), entrevistas com nove professores e aplicação de questionário autoadministrado aplicado junto a egressos de cursos de graduação da UFRB no semestre 2014.2 (174 casos válidos). Na análise da qualidade do ensino, verificou-se que o projeto pedagógico do BIS foi o único que apresentou coerência com o PDI/PPI, cuja análise foi ratificada pela opinião dos professores do curso entrevistados. Os cursos, em sua maioria (57%), estavam organizados no modelo disciplinar hierarquizado e os demais implantaram algumas inovações, mas o modelo disciplinar prevaleceu. Este hiato entre as formulações propostas no PDI/PPI e o texto dos PPCs foi confirmado pela percepção dos estudantes, quando analisaram o currículo vivenciado, bem como pela necessidade de revisão currícular apontada elos professores do CCAAB e do CETEC.
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